Quantas vezes pensamos nós que o mundo é imperfeito e a vida é injusta? Quantas vezes tentamos ajustar-nos à realidade de modo a torna-la tão perceptível quanto os nossos sentimentos e as nossas emoções? Moldamos, ou tentamos moldar, as nossas experiências, as nossas vivências, os nossos momentos, a nossa vida e as nossas recordações de modo a que tudo se torne mais colorido e menos apagado, de modo a que tudo faça mais sentido dentro e fora de nós. Temos tendência a pensar "podia ser pior" ou a dizer coisas como "pensamento positivo", mas será que isso resulta? Será que isso muda a nossa realidade, a nossa vida, o nosso mundo? Será que coisas tão simples como livres palavras podem conseguir mudar algo de um momento para outro? E se por mero acaso, ou pela chamada "ironia do destino", isso acontece temos o direito de pensar que será sempre assim? Não sei. Ninguém sabe. Mas todas as pessoas querem acreditar que sim, nem que seja para tornar a sua vida mais simples ou para ganhar força para agir e reagir diariamente aos estímulos que se apresentam no nosso contexto, aos episódios que vivemos, às pessoas que nos rodeiam e criam o mundo, aos pensamentos que temos e a tudo o resto que acontece a cada segundo na nossa vida.
Deparamo-nos a todos os instantes com novos problemas, novas questões a que, constantemente temos de responder e agir. Mas muitas vezes não sabemos as respostas. Não sabemos as atitudes. Mas sabemos que queremos e que queremos que aconteça e que queremos a resposta ou a escolha mais benéfica para nós e para os que amamos. Muitas vezes entramos no boião das questões com acesso ao boião das respostas e perdemo-nos pelo caminho... A única coisa que vemos são pontos de interrogação parecendo gozar connosco... Não há um mapa que nos ensine o caminho de regresso ao ponto final e à vírgula. E muitas são as pessoas que ficam envoltas dentro desses boiões... E poucas são as que têm força para reagir e aspirar todos os seus pontos de interrogação e sair do boião.
Sim, eu também já tive dentro desses boiões, já me perdi e já sai deles. Constantemente retorno a eles e volto a sair. Levando mais ou levando menos tempo. Porque todas as interrogações são necessárias para encontrar um caminho certo, ou pelo menos o mais correcto... Se não procurarmos o melhor para nós, nunca alcançaremos o que queremos. Nunca alcançaremos os pensamentos positivos nem a justiça da vida. Ou simplesmente desistiremos de os alcançar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário